BitTorrent

Muitas tecnologias de compartilhamento de arquivos pela internet são bastante populares, no entanto, é possível que nenhuma delas tenha tanto destaque quanto o BitTorrent

18/01/2013
13721 Acessos
Imprimir
BitTorrent
O BitTorrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, sendo muito utilizado para a distribuição de vídeos, músicas e softwares. A filosofia de trabalho é muito eficaz, fazendo com que todos os usuários façam tanto o download (baixar o arquivo) quanto o upload (passar o arquivo). Isso porque a taxa de download é, de forma certa, equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando o usuário está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada pode ser lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. Quanto mais o usuário tiver de um arquivo, mais pode compartilhar, beneficiando um número maior de pessoas.

Na verdade, o BitTorrent é um protocolo que, como já dito, que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Devido a isso, o BitTorrent não pode ser considerado um software para fins ilegais, pois qualquer pessoa ou entidade pode usar o protocolo para distribuir arquivos. Há inclusive empresas que compartilham seus softwares por este meio. Apenas como exemplo, suponha que um produtor criou um filme independente meramente por hobby, sem intenção de lucro. Além de disponibilizá-lo em um site, o autor pode distribuí-lo pelo BitTorrent. Se o fizer, não estará ferindo nenhuma lei de proteção à propriedade intelectual, pois como detentor dos direitos sobre o material, determina quais os meios de distribuição. Se conteúdo ilegal é compartilhado pelo BitTorrent, a responsabilidade, nestes casos, é dos usuários que o fazem, não do programa.


Fonte: Infowester